O que são compensados - Vale Norte

Compensados: o que são e quais os tipos?

Os diferentes tipos de compensado são amplamente utilizados na construção de móveis sob medida e em projetos de decoração.

Se o uso desse material era restrito há alguns anos, ultimamente é possível encontrar diversas peças de mobiliário fabricadas com compensado, exibindo resultados surpreendentes.

O material apresenta um aspecto natural, o que permite usá-lo em ambientes de diferentes estilos, do clássico ao contemporâneo, até mesmo em áreas externas ou em espaços urbanos.

Neste post vamos explicar quais são os diferentes tipos de compensado e como usá-los no seu projeto de móveis sob medida.

O que são compensados?

O compensado é um painel com aplicações muito variadas, sendo destinado para diversos setores, como construção civil, naval, indústria moveleira, embalagens, entre outros.

É composto de lâminas de madeira sobrepostas em número ímpar de camadas, formando um ângulo de 90° entre elas.

Todos os compensados produzidos pela Vale Norte seguem rigoroso controle de qualidade, desde a aquisição das árvores provenientes de reflorestamento, passando pelo controle de qualidade interno.

A Vale Norte é certificada pela CPA e também possui todos os certificados exigidos pelos órgãos regulatórios do Brasil para a operação. Isso garante que nossos clientes recebam produtos de alta qualidade, com a segurança necessária.

Entenda mais sobre os compensados

Como você sabe, é possível construir móveis de madeira in natura ou de madeira processada.

Podemos dizer, então, que compensado, ou contraplacado, é uma chapa composta por fibras de madeira sobrepostas, coladas sob forte pressão.

Essa técnica permite, ainda, reduzir o desperdício gerado no processo de fabricação, uma vez que a madeira processada não precisa ser nivelada e nem lixada (diferente do que ocorre ao construir uma peça com troncos de árvores).

O material apresenta peso e elasticidade semelhantes à madeira in natura, no entanto, é mais resistente e homogêneo, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões como armários, portas e mesas de jantar.

Os diferentes tipos de compensado se destacam por serem muito resistentes ao calor e à umidade, podendo ser utilizados em projetos de móveis para os mais diversos ambientes.

Como são feitos os tipos de compensado?

Como você sabe, todos os tipos de compensado exibem diferentes camadas, formando uma superfície que se assemelha a um sanduíche. Isso ocorre porque o material é feito pela união de diferentes placas de madeira coladas com resina especial, o que o torna resistente à dobras, rachaduras e fissuras.

Os compensados apresentam uma boa estabilidade dimensional e não se desfazem facilmente quando pregados ou parafusados.

Quais são os tipos de compensado?

Existem diferentes tipos de compensados que podem ser usados em um projeto. Os principais são:

COMPENSADOS DE USO PERMANENTE

TIPOS DE COMPENSADOAPLICAÇÃO IDEAL
Compensado Pinus Naval e Compensado Virola NavalSão indicados para a construção de contra piso, divisórias e paredes secas. Também podem ser usados no fechamento de edificações ou na fabricação de janelas ou portas.
Compensado Plastificado e Compensado NavalEm geral, são utilizados na construção de mezaninos ou varandas.

 

COMPENSADOS DE USO TEMPORÁRIO

TIPOS DE COMPENSADOAPLICAÇÃO IDEAL
Compensado Resinado de Pinus e Compensado Resinado de VirolaIndicados para fôrmas de concreto ou fechamentos de canteiro de obras, como tapumes.
Compensado Super Resinado e Compensado PlastificadoOs Compensados Super Resinados são comumente utilizados em bandejas de proteção. Já o Compensado plastificado, normalmente é utilizado em Fôrmas de concreto aparente. Ambos podem ser usados na construção de alojamentos e de outras estruturas de obra, como depósitos ou tesourarias.

O que é melhor, OSB, MDF ou MDP?

Claro, existem diferentes tipos de compensado de madeira industrializada que podem ser usados em um projeto. Entre eles merecem destaque o MDF, o MDP e o OSB:

OSB

O OSB é uma placa fabricada de tiras de madeira dispostas na mesma direção, unidas por resinas e prensada em altas temperaturas. Sua principal característica é a grande estabilidade mecânica e dimensional.

Além disso, placas de OSB são comumente usadas como revestimento estrutural de prédios e de outras edificações como casas ou escritórios. Uma curiosidade é que o material pode ser reciclado, o que o torna ideal para projetos de “construções verdes”.

MDF

Já o MDF, assim como os demais compósitos de madeira, é fabricado com madeira natural e resina sintética. Ao contrário do que acontece na produção de outros tipos de compensado, aqui, a madeira é processada e transformada numa espécie de polpa.

O material só é transformado em lâmina após passar por uma mistura de resinas especiais. Para a produção de MDF é possível usar diferentes tipos de madeira como o pinho e, até mesmo, materiais alternativos como o bambu e o papel reciclado.

Vale destacar que as resinas utilizadas na produção do material são consideradas atóxicas (não agridem o meio ambiente). Portanto, estamos falando de um material ecologicamente correto.

Outras características são:

Isotrópico: o MDF apresenta a mesma uniformidade em todas as direções, o que permite a execução de cortes precisos em qualquer direção. Essa propriedade também é responsável por garantir que a superfície não apresentará rachaduras ou trincas causadas por parafusos, pregos ou grampos.

Versátil: Apresenta grande versatilidade, podendo ser finalizado com diferentes tipos de vernizes ou tintas.

Pesado: Entre as desvantagens do material, vale destacar o seu peso elevado e o fato de que devido a sua alta densidade, o material pode estragar as ferramentas que forem usadas em maior velocidade.

Não é resistente à água: Infelizmente, o MDF é pouco resistente à água, por isso não deve ser usado na construção de móveis para o banheiro ou para a lavanderia da casa.

MDP

Por fim, temos o MDP material leve e resistente formado por diferentes tipos de madeira processada que exibe três camadas: uma grossa que ocupa a parte central da peça e duas finas localizadas nas superfícies.

Assim como acontece com o MDF, o MDP apresenta grande resistência estrutural o que garante que o material não empenará facilmente.

Móveis de MDP podem ser montados e desmontados facilmente, o que permite o reaproveitamento das peças. É mais usado na criação de móveis de linhas planas como portas, nichos e armários que não possuam rebaixos, marcações ou cortes elaborados.

Aglomerado

Não poderíamos falar dos tipos de compensado sem mencionar o aglomerado!

Muito comum em projetos de móveis, o material surgiu no final da Segunda Guerra Mundial e é altamente utilizado até os dias de hoje. Devido ao conflito, era difícil encontrar madeira em quantidade suficiente para a fabricação de móveis e outros objetos de madeira.

Com a essa escassez surgiu a ideia de usar serragem e restos de madeira para fabricar um material que, assim como compensado, pudesse ser usado na fabricação de peças de mobiliário.

Para que o material se tornasse uniforme, todos os resíduos eram moídos, de forma controlada até se reduzirem a partículas muito pequenas.

Nos aglomerados modernos, o tamanho das partículas e a sua posição na chapa são controlados de modo a otimizar a resistência do material.

O material se destaca por ser uma das madeiras de preço mais baixo encontradas no mercado e por apresentar boa resistência à umidade e as variações de temperatura. Lâminas de aglomerado são comumente usadas na criação de móveis de qualidade mais baixa, que devem ser montados com cavilha e cola.

Dicas: móveis feitos com os diferentes tipos de compensados

Veja agora algumas dicas sobre quais os melhores projetos para cada compensado:

Compensado laminado

Entre os tipos de compensado, o laminado é o mais utilizado para a criação de projetos de armários de cozinha, prateleiras, pisos, corrimãos e degraus.

Compensado naval

Para projetos de bancadas de cozinha, áreas de lazer, lavanderias e banheiros o compensado naval é o mais recomendado – o material é feito com cola à base de fenol à prova de água.

Um adendo em relação ao compensado naval, é que o material concentra menos umidade que os compensados comuns, por isso é ideal para peças de mobiliário usadas em ambientes mais úmidos.

Além disso, ele apresenta grande estabilidade estrutural o que permite criar estruturas e peças de mobiliário mais ousadas, que exibem diferentes tipos de ângulos.

Seu desenho exibe lâminas de madeira de diferentes cores, o que confere toques moderno ao projeto, permitindo a construção de móveis com linhas orgânicas.

Compensado sarrafeado

Para a construção de portas, janelas e divisórias o ideal é usar o compensado sarrafeado, material construído com chapas de pinus unidas no sentido longitudinal e coladas com um fio de cola a base de nylon.

Bônus

Chapas fabricadas com resina fenólica têm longa vida útil e podem ser usadas na fabricação do fundo de gavetas, armários ou guarda-roupas.

Cuidados com móveis fabricados com compensados

Está trabalhando em algum projeto com compensados? Umas dicas em relação aos cuidados necessários ao usar esses móveis (ou peças de decoração) são sempre bem vindas. Não deixe de informar os seus clientes:

  1. O compensado não deve ser usado como suporte para qualquer tipo de corte. No preparo de alimentos ou ao manusear objetos cortantes sobre a superfície utilize tábuas específicas, de modo a proteger a superfície;
  2. Não apoie panelas nem outros objetos quentes sobre a superfície dos móveis. Use sempre descanso para panelas ou cubra-o com um tecido grosso e seco antes de apoiar objetos;
  3. Evite arrastar objetos cortantes ou pontudos sobre a superfície dos móveis fabricados com compensados para evitar arranhões ou cortes;
  4. Líquidos ou alimentos ácidos como limão, vinagre ou vinho podem manchar ou corroer o selador, danificando a superfície do móvel.
  5. Ao limpar peças construídas com um dos tipos de compensado, evite usar esponjas ou produtos abrasivos. Limpe a superfície com um pano úmido e macio.

 

Outros Artigos

Pesquisar
Arquivos